Mestrado Profissional é uma modalidade de curso relativamente nova no Brasil, e pouco conhecida, ainda que já existam mais de setecentos cursos espalhados pelo território nacional. Assim, é interessante ver o que a própria CAPES diz a seu respeito. No site da CAPES (www.capes.gov.br), entre as perguntas frequentes está a seguinte definição, com nosso destaque: “Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002)”.

As Faculdades Batista do Paraná, contando com sua experiência adquirida nos mais de 78 anos de atuação na área teológica, e buscando atender às demandas e exigências do cenário brasileiro, resolve disponibilizar aos profissionais da área teológica, pastores, líderes eclesiásticos, diretores de instituições, e professores de teologia, ensino teológico de alto nível, por meio do Mestrado Profissional em Teologia.

O curso surge da necessidade constatada. São milhares de instituições religiosas, entre igrejas, ONGs e associações, espalhadas pelo território brasileiro e são poucos os cursos, em nível de mestrado, que preparam aqueles que atuam como seus organizadores, administradores, capelães, educadores, gestores e líderes espirituais. Na Convenção Batista Brasileira, por exemplo, órgão do qual fazem parte as Faculdades Batista do Paraná, estão reunidas mais de 12000 igrejas, sem contar as diversas escolas e instituições sociais. Em contra partida, para oferecer um ensino especializado para os que estão à frente destas organizações, não há nenhum outro Curso de Mestrado.

Assim, com a implantação do Curso de Mestrado Profissional em Teologia, oferecido em blocos, com encontros presenciais em duas semanas intensivas a cada semestre, a Faculdades Batista do Paraná, se propõe a atender a profissionais interessados oriundos das mais diversas regiões. Também contribui de forma significativa para a melhoria da condução das instituições aqui destacadas e outras similares.

O Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná visa à formação teológica em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu voltada para a prática ministerial desenvolvida nas igrejas, organizações sociais, ONGs, e instituições religiosas.

O Programa de Mestrado Profissional em Teologia tem por finalidade:

 

1. Formar profissionais pós-graduados aptos a elaborar novos conhecimentos e processos no campo da respectiva área de concentração;

2. Qualificar e aperfeiçoar profissionais dentro de uma perspectiva de educação continuada;

3. Habilitar profissionais a atuar como multiplicadores e prestar assessoria no campo da respectiva área de concentração.

4. Criar condições para a reflexão teológica sobre temas da contemporaneidade e que são afetos à prática ministerial a ser exercida.

5. Estimular a pesquisa na área da Teologia da Prática Ministerial.

O Curso de Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades Batista do Paraná, com sua área de concentração em Teologia Prática, e suas linhas de pesquisas voltadas para a leitura e ensino da Bíblia, e para a organização e o cuidado pastoral, busca suprir necessidades específicas, por meio de uma formação técnica e profissional. Isto sinaliza para a necessidade de um estudo aprofundado de matérias relacionadas com a prática pastoral, as quais envolvem, entre outras, disciplinas de hermenêutica, de homilética, de gestão de pessoas, técnicas de aconselhamento, técnicas de ensino, tipos de liderança, e questões que levam o estudante de teologia a dialogar com campos da filosofia, psicologia, pedagogia, história e outros, que colaboram, positivamente, com o preparo do estudante para uma melhor atuação profissional, mais humana, eficaz e condizente com a realidade social da atualidade.

 

Em resumo, pode-se dizer que a área de Teologia Prática visa o estudo aprofundado da teologia, voltado para a teoria e prática ministerial das igrejas e instituições religiosas atuantes no contexto brasileiro e latino americano.

AS LINHAS DE PESQUISA E SUAS DISCIPLINAS

O curso, inicialmente, contará com apenas uma área de concentração, que é a Teologia Prática, a qual será tratada em três linhas de pesquisas. Dependendo da necessidade e, principalmente, respeitando as diretrizes do APCN CAPES, poderão ser criadas novas linhas de pesquisas.

Segue a distribuição de disciplinas, de seus respectivos docentes e seus créditos, dentro de cada linha de pesquisa. As disciplinas se dividem em comuns e eletivas. As eletivas, ainda que estejam direcionadas para cada uma das Linhas de Pesquisa, abrem oportunidade para que o estudante contribua para a construção de seu próprio currículo, optando, quando lhe for conveniente, por disciplinas da outra linha de pesquisa que não a sua.

1 – Metodologia da Pesquisa Científica (2 Créditos) – (Comum às três Linhas de Pesquisa)
Docente: Gleyds Silva Domingues

2 – Interpretação de Textos Judaico-Cristãos (2 Créditos) – (Comum às três Linhas de Pesquisa)
Docente: Antonio Renato Gusso

3 – Influências das Teologias Atuais no Contexto Brasileiro (2 Créditos) – (Comum às três Linhas de Pesquisa)
Docente: Alan Doyle Myatt

4 – Teologia e Religião na Sociedade Pós-Moderna (2 Créditos) – (Comum às três Linhas de Pesquisa)
Docente: Alan Doyle Myatt

5 – Teologia, Direitos Humanos e Concepções de Formação Humana (2 Créditos) – (Comum às três Linhas de Pesquisa)
Docente: Gleyds Silva Domingues

6 – Ética, Cultura e Sociedade (1 Crédito) – (Comum às três Linhas de Pesquisa)
Docente: José Neivaldo de Souza

Linha de Pesquisa 1

Releitura de Textos e Contextos Bíblicos

SAIBA MAIS

A tradição judaico-cristã, assim como outras religiões, tem boa parte de sua fundamentação prática e teológica, em um conjunto de livros. As Escrituras, ainda que seja o livro, no sentido de sua totalidade, mais comum entre esta tradição, é de grande complexidade, o que pode levar a interpretações equivocadas e, até mesmo, arcaicas. Reconhecendo as dificuldades específicas que envolvem a releitura e o ensino e a aplicabilidade de tais textos, e também a sua importância para a religiosidade brasileira, esta linha de pesquisa procura desenvolver um conhecimento aprofundado da interpretação da literatura básica judaico-cristã para perceber a prática da religiosidade cristã na atualidade. Para isto, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.

1 – Análise e Releitura dos Sinóticos (2 Créditos) – (Eletiva)
Docentes: Jaziel Guerreiro Martins e Claiton André Kunz

2 – Teologia e Exposição Bíblica (1 Crédito) – (Eletiva)
Docente: Antonio Renato Gusso

3 – Análise e Releitura de temas Paulinos (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Jaziel Guerreiro Martins

4 – Análise e Releitura dos Poéticos e Sapienciais (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Marivete Zanoni Kunz

5 – Didática do Ensino Bíblico e Religioso (1 Crédito) – (Eletiva)
Docentes: Gleyds Silva Domingues

6 – Análise e Releitura da mensagem profética (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Marivete Zanoni Kunz

7 – Análise e Releitura de Hebreus e das Cartas Gerais (1 Crédito) – (Eletiva)
Docente: Mark Alan Ellis e Reginaldo Pereira de Moraes

Observação: Além destas disciplinas outras também poderão ser ofertadas, também de forma Eletiva, nas semanas regulares dos encontros em sala de aula, ou em outras ocasiões que a Coordenação entenda como adequadas, inclusive com outros professores, igualmente ou mais qualificados.

Linha de Pesquisa 2

Teologia e Práxis Pastoral e Comunitária

SAIBA MAIS

Ainda dentro da área de Teologia Prática, o curso também trabalha com a linha de pesquisa aqui denominada “Teologia e Práxis Pastoral e Comunitária”. Ela parte da constatação de que as instituições religiosas, sociais e comunitárias, de forma profissional ou amadora, naturalmente, estão envolvidas tanto com a organização de suas atividades e unidades eclesiásticas ou gerenciais, como com a orientação, suporte social, e cuidado espiritual da comunidade em geral. Assim, visando um melhor desempenho por parte dos agentes envolvidos nestas atividades, a linha propõe, direciona e estimula, o estudo e a aplicação da teologia na organização institucional das igrejas, ONG’s e comunidades sociais, no cuidado pastoral, ético, moral, social e comunitário da sociedade, buscando o apoio das técnicas modernas da administração, da liderança, da gestão de pessoas, do aconselhamento, da capelania, e da orientação espiritual, ético-moral e de cidadania. Para isto, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.

1 – Teologia e Psicologia: interfaces do aconselhamento e capelanias (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Edilson Soares de Souza

2 – Teologia e Cosmovisão do Século XXI (1 Crédito) – (Eletiva)
Docente: Reginaldo Pereira de Moraes

3 – Teologia e Administração do Terceiro Setor (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Edilson Soares de Souza

4 – Teologia e Liderança (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Luiz Roberto Soares Silvado

5 – Cosmovisões e Sistemas de Crença (1 Crédito) – (Eletiva)
Docente: David Allen Bledsoe

6 – Teologia das Minorias e dos Excluídos (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Adriano Sousa Lima

7 – Teologia e Desenvolvimento de Instituições Religiosas (1 Crédito) – (Eletiva)
Docente: Luiz Roberto Soares Silvado

Observação: Além destas disciplinas outras também poderão ser ofertadas, também de forma Eletiva, nas semanas regulares dos encontros em sala de aula, ou em outras ocasiões que a Coordenação entenda como adequadas, inclusive com outros professores, igualmente ou mais qualificados.

Linha de Pesquisa 3

Espiritualidade,  Educação e Docência nos Processos Formativos

SAIBA MAIS

De igual modo, dentro da mesma área de Teologia Prática, o curso ainda trabalha com a linha de pesquisa aqui denominada “Espiritualidade, Educação e Docência nos Processos Formativos”. Ela parte do pressuposto de que o ser humano em sua complexidade, enquanto pessoa e identidade, tem necessidades e demandas que afetam diretamente na sua forma de ler, interpretar, viver e conviver na realidade social. Essas necessidades e demandas estão presentes no modo como ele busca respostas para as questões mais fundamentais da vida de natureza epistemológica, filosófica, ética, religiosa e social. Isso ocorre porque o ser humano é um ser que busca sua completude. Neste sentido, estudar a dimensão da espiritualidade associada aos processos formativos a partir do olhar da teologia na educação oportuniza não apenas uma possibilidade de diálogo interdisciplinar, mas transversal entre as áreas do conhecimento e que pode ser contemplado no modo como o ensino e a aprendizagem vão sendo construídos nos processos formativos afetos a uma perspectiva da integralidade do ser humano.

Busca-se, portanto, a partir da interação entre o ensino e a aprendizagem, despertar a autonomia e a capacidade de reflexão sobre o sentido da vida, a partir da compreensão dos significados gestados no interior dos diferentes sistemas de crença, os quais expressam pressupostos que são legitimados ou não pelos distintos grupos sociais. Assim, esta linha investiga os processos formativos a partir da ótica da espiritualidade, a qual está implícita ou explícita nos sistemas de crença e que perfazem a forma como as leituras de mundo são constituídas. Investiga, ainda, o papel da educação a partir das contribuições da teologia  e de teólogos, a partir de processos formativos de transformação, renovação, ruptura em diferentes sociedades, contextos e tempos históricos. Para isto, segue a relação básica dos componentes curriculares pertencentes a esta linha.

1 – Cosmovisões e Lentes de Interpretação na Formação Humana (1 Crédito) – (Eletiva)
Docente: Gleyds Silva Domingues

2 – Teologia, Linguagens, Estudos Culturais e Identidade (1 Crédito) – (Eletiva)
Docente: Adriano Sousa Lima

3 – Metodologia de Projetos em Contextos Educacionais (1 Crédito) – (Eletiva)
Docente: Jose Neivaldo de Souza

4 – Currículo e Organização do Trabalho Docente (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Gleyds Silva Domingues

5 – Teologia e Didática do Ensino Superior: concepções educativas e processos formativos (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Reginaldo Pereira de Moraes

6 – Teologia no Contexto da Educação e do Discurso Religioso (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Jaziel Guerreiro Martins

7 – Epistemologia do Trabalho Docente (2 Créditos) – (Eletiva)
Docente: Gleyds Silva Domingues

Observação: Além destas disciplinas outras também poderão ser ofertadas, também de forma Eletiva, nas semanas regulares dos encontros em sala de aula, ou em outras ocasiões que a Coordenação entenda como adequadas, inclusive com outros professores, igualmente ou mais qualificados.

SELEÇÃO

O Curso de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná, com sua área de concentração em Teologia Prática, oferece um total de 48 vagas, divididas em:

  • 16 para a Linha de Pesquisa 1: Releitura de Textos e Contextos Bíblicos;
  • 16 para a Linha de Pesquisa 2: Teologia e Práxis Pastoral e Comunitária;
  • 16 para a Linha de Pesquisa 3: Espiritualidade, Educação e Docência nos Processos Formativos.

O candidato a uma das vagas deve optar por apenas uma das linhas de pesquisas ao fazer a sua inscrição.

d

Critérios para Seleção:

  • Análise do Pré-Projeto de Pesquisa – 50%
  • Prova de Conhecimentos Teológicos – 30%
  • Prova de Língua Estrangeira – 10%
  • Análise do Currículo Vitae – 10%

Será aprovado o(a) candidato(a) que obtiver média ponderada igual ou superior a 6,0, desde que permaneça dentro do número de vagas pertinente para a respectiva linha de pesquisa escolhida. Na prova de língua estrangeira, será considerado(a) aprovado(a) o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 6,0.

Documentos necessários:

  • Preenchimento do formulário (online);
  • Três (3) cópias impressas do Projeto de Pesquisa, conforme modelo fornecido no site da instituição;
  • Três (3) cópias impressas do Curriculum Vitae, com destaque para as atuações acadêmicas e ministeriais, conforme modelo fornecido no site da instituição;
  • Uma (1) cópia do diploma de graduação reconhecido pelo MEC ou documento equivalente acompanhado do respectivo histórico escolar;
  • Uma (1) cópia simples da carteira de identidade (RG) e do CPF;
  • Recibo do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00.

Inscrições Abertas:

Inscrições até 12 de outubro de 2018

Taxa de Inscrição:

R$150,00.

k

Provas e Entrevista:

23/10/2018

  • Prova de Conhecimento: 9h – 10h30.
  • Prova de Inglês ou Espanhol: 11h – 13h.
  • Entrevistas: 14h – 19h, conforme agendamento.

Locais de Prova:

FABAPAR – Av. Silva Jardim, 1859 – Água Verde, Curitiba/PR

Faculdade Batista Pioneira – R. Dr. Pestana, 1021 – Centro, Ijuí/RS

Resultado:

01/11/2018, a partir das 17h.

Matricula:

01/11/2018 a 09/11/2018.

Início das Aulas:

12 de março de 2018 até o dia 23 de março 2018.

<div class='gf_browser_unknown gform_wrapper' id='gform_wrapper_60' ><form method='post' enctype='multipart/form-data' id='gform_60' action='/mestrado/'> <div class='gform_body'><ul id='gform_fields_60' class='gform_fields top_label form_sublabel_below description_below'><li id='field_60_1' class='gfield gfield_contains_required field_sublabel_below field_description_below gfield_visibility_visible' ><label class='gfield_label gfield_label_before_complex' for='input_60_1_3' >Nome<span class='gfield_required'>*</span></label><div class='ginput_complex ginput_container no_prefix has_first_name no_middle_name no_last_name no_suffix gf_name_has_1 ginput_container_name gfield_trigger_change' id='input_60_1'> <span id='input_60_1_3_container' class='name_first' > <input type='text' name='input_1.3' id='input_60_1_3' value='' aria-label='Nome' aria-required="true" aria-invalid="false" /> <label for='input_60_1_3' >Nome</label> </span> </div></li><li id='field_60_2' class='gfield gfield_contains_required field_sublabel_below field_description_below gfield_visibility_visible' ><label class='gfield_label' for='input_60_2' >E-mail<span class='gfield_required'>*</span></label><div class='ginput_container ginput_container_email'> <input name='input_2' id='input_60_2' type='email' value='' class='medium' aria-required="true" aria-invalid="false"/> </div></li><li id='field_60_3' class='gfield gfield_contains_required field_sublabel_below field_description_below gfield_visibility_visible' ><label class='gfield_label' for='input_60_3' >Telefone<span class='gfield_required'>*</span></label><div class='ginput_container ginput_container_phone'><input name='input_3' id='input_60_3' type='tel' value='' class='medium' aria-required="true" aria-invalid="false" /></div></li> </ul></div> <div class='gform_footer top_label'> <input type='submit' id='gform_submit_button_60' class='gform_button button' value='Enviar' onclick='if(window["gf_submitting_60"]){return false;} if( !jQuery("#gform_60")[0].checkValidity || jQuery("#gform_60")[0].checkValidity()){window["gf_submitting_60"]=true;} ' onkeypress='if( event.keyCode == 13 ){ if(window["gf_submitting_60"]){return false;} if( !jQuery("#gform_60")[0].checkValidity || jQuery("#gform_60")[0].checkValidity()){window["gf_submitting_60"]=true;} jQuery("#gform_60").trigger("submit",[true]); }' /> <input type='hidden' class='gform_hidden' name='is_submit_60' value='1' /> <input type='hidden' class='gform_hidden' name='gform_submit' value='60' /> <input type='hidden' class='gform_hidden' name='gform_unique_id' value='' /> <input type='hidden' class='gform_hidden' name='state_60' value='WyJbXSIsIjE5ZjQ5MWUyZTRhMjk2Yjc2ZmIyYzJkY2ZkN2JlZTJmIl0=' /> <input type='hidden' class='gform_hidden' name='gform_target_page_number_60' id='gform_target_page_number_60' value='0' /> <input type='hidden' class='gform_hidden' name='gform_source_page_number_60' id='gform_source_page_number_60' value='1' /> <input type='hidden' name='gform_field_values' value='' /> </div> </form> </div><script type='text/javascript'> jQuery(document).bind('gform_post_render', function(event, formId, currentPage){if(formId == 60) {} } );jQuery(document).bind('gform_post_conditional_logic', function(event, formId, fields, isInit){} );</script><script type='text/javascript'> jQuery(document).ready(function(){jQuery(document).trigger('gform_post_render', [60, 1]) } ); </script>

Contatos:

contato@fabapar.com.br | matricula.mestrado@fabapar.com.br | 41 3024 8142 | O800 600 8142