A aula gamificada é uma estratégia de gamificação para educação que usa recursos lúdicos, atividades didáticas e jogos para envolver e motivar os alunos. Uma metodologia de aprendizado aplicada pelos professores permite que o aluno aprenda de forma ativa.
É uma atividade centralizada no estudante, na qual a interação entre a turma e a participação dos alunos é o foco principal. Visa-se como resultado desenvolver e despertar habilidades dos estudantes, como senso de reflexão, gerenciamento e resolução de problemas, autonomia e capacidade de criar.
O que é a gamificação?
A gamificação é o processo de aplicação de estratégias de estímulos por meio de jogos na vida cotidiana. Explorando as emoções e estimulando a motivação, as atividades presentes nos jogos podem ser inseridas à realidade por meio de dinâmicas em empresas e escolas.
A gamificação é composta por um tripé: ensinar, informar e divertir. Essas três facetas atuam de forma a levar o ensino de forma descontraída, por meio de atividades lúdicas, trazendo informações de maneira dinâmica e proporcionando um ambiente mais leve e agradável com recursos de diversão.
Para que serve?
Agora que você já descobriu o que é gamificação, vamos entender para que serve. Assim como os jogos têm metas, objetivos e conquistas, a gamificação serve para engajar as pessoas por meio do estímulo da recompensa. À medida que os participantes avançam de fase e cumprem suas tarefas, podem ser recompensados, além de acompanhar o progresso e feedbacks sobre o seu desempenho.
Qual a importância da gamificação na educação?
Em um mundo com tantas tecnologias e com fácil acesso ao celular, manter os alunos focados pode ser um grande desafio. A gamificação é importante por ajudar a trazer conteúdos para a sala de aula de maneira interativa e divertida, aumentando o envolvimento dos alunos.
A gamificação para educação é uma excelente estratégia para alunos dispersos, principalmente para aqueles que possuem dificuldade de aprendizado. Para os professores, facilita o ensino de assuntos complexos, gerando uma retenção maior do conteúdo e do desenvolvimento da turma.
Como fazer uma aula gamificada?
Antes de tudo, para fazer uma aula gamificada é necessário montar um plano de aula. Deve-se reconhecer qual o objetivo da aula e quais as habilidades que devem ser trabalhadas e desenvolvidas nos participantes. As atividades podem ser realizadas por meio de tarefas com recursos lúdicos ou ferramentas digitais.
Para uma boa aplicação, conheça bem os seus alunos, entenda o comportamento em grupo e individual, o que eles gostam e como ficam motivados. Assim, ficará ainda mais fácil desenvolver atividades em grupos e individuais, com recompensas.
Ferramentas úteis para gamificação em aula
O papel, a lousa, a tesoura e o lápis podem ser úteis para criar atividades lúdicas, mas atualmente existem diversas ferramentas úteis para a gamificação que contribuem para uma experiência mais envolvente e divertida nas aulas. Conheça 3 ferramentas digitais para você usar em sala de aula.
- Kahoot!: baseado em jogos, é um aplicativo de testes de múltipla escolha. Possui funções gratuitas e pagas.
- Factile: uma plataforma gratuita que permite que professores criem jogos de quiz para aulas onlines e presenciais.
- Socrative: aplicativo gratuito para a criação de questionários em formato de quiz e teste.
Essas são apenas algumas ferramentas, mas existem muitas outras no mercado que podem ajudar em sala de aula. Os professores também podem contar com aplicativos de produtividade para ajudar na organização das aulas, contribuindo para a gestão do tempo.
Conclusão
A gamificação para educação é uma ferramenta que utiliza a tecnologia, mas, sobretudo, a criatividade. Afinal, qual aluno não gosta de aprender se divertindo? Essa é uma estratégia que contribui para a valorização do estudo e das aulas, além de facilitar a aprendizagem dos alunos.
Existem inúmeros benefícios da gamificação para educação. Com a Gamefic, você pode aprender tudo sobre gamificação, desde as estratégias até técnicas para aplicar na sua escola ou sala de aula.