O óleo de abacate e o de coco são óleos vegetais recomendados para quem busca uma vida mais saudável. Por possuir menos calorias, o primeiro é mais indicado para quem está em uma dieta de déficit calórico. No entanto, ambos possuem muitos benefícios para a saúde. Descubra quais são eles e como consumir os óleos no seu cotidiano.
Óleo de semente de abacate: benefícios e usos
Entre os principais benefícios do óleo de semente de abacate (Persea americana) estão a prevenção à doenças cardiovasculares devido a presença de ácido oleico, que ajuda no controle dos níveis de colesterol e diminuição do risco para o câncer de próstata devido a presença de beta-sitosterol.
O óleo vegetal pode ser consumido in natura ou utilizado em preparações culinárias, substituindo o óleo de soja ou azeite de oliva. Por continuar estável em altas temperaturas, pode ser utilizado em frituras.
Além disso, tem uso cosmético na hidratação da pele e cabelos. Outra forma de consumi-lo é através de suplementos em cápsulas que concentram todos os benefícios, porém oferecem maior praticidade no consumo.
Óleo de coco: benefícios e usos
Entre os principais benefícios do óleo de coco, estão a capacidade de hidratação da pele e cabelos, o controle nos níveis de colesterol do organismo, além de ajudar no tratamento da gengivite e do tártaro.
O óleo de coco pode ser consumido in natura ou adicionado na preparação de pratos, em substituição a outro óleo vegetal. Ele se mantém estável em altas temperaturas, ou seja, pode ser usado em frituras. Além disso, tem uso cosmético na hidratação dos cabelos e da pele.
Comparação nutricional: Óleo de semente de abacate vs. Óleo de coco
O óleo de coco é rico em vitaminas A, D e K, além de ácido láurico. Por sua vez, o óleo de abacate é rico em ômega 3, 6 e 9, além de vitamina C. Os dois óleos são ricos em vitamina E, um importante antioxidante, e gorduras boas.
Em 14g de óleo de semente de abacate há 1,6g de gorduras saturadas, 9,88g de gorduras monosaturadas, 1,89g de gorduras polinsaturadas e 124kcal. Em 11,6g de óleo de coco há 9,57g de gorduras saturadas, 0,7g de gorduras monoinsaturadas, 0,73g de gorduras poliinsaturadas e 104kcal.
Qual o melhor óleo para você?
Para quem está em uma dieta de restrição de calorias, a melhor opção é o óleo de abacate. Em uma mesma porção de 100g, este óleo possui 884 kcal, enquanto o de coco possui 895 kcal. Apesar da diferença no número de calorias, ambos podem ser associados com uma alimentação saudável que vise o emagrecimento.
Um outro ponto é a diferença nos nutrientes, enquanto o abacate é rico em ômegas 3, 6 e 9, o coco possui apenas os dois últimos. No entanto, eles também possuem similaridades, em especial a vitamina E, um antioxidante poderoso no combate aos danos dos radicais livres em nosso corpo.
Conclusão
Tanto o óleo de semente de abacate quanto o óleo de coco são ricos em nutrientes essenciais para o nosso corpo e repletos de benefícios à saúde. Eles podem ser utilizados na preparação de pratos, consumidos in natura, cápsulas ou aplicados diretamente à pele e ao cabelo.
O óleo de abacate tem a vantagem de ser menos calórico que o óleo de coco. No entanto, ambos são fontes de vitaminas e nutrientes. Uma dica é consultar um profissional de saúde sobre qual deles será mais vantajoso para o seu caso.Contudo, independentemente da sua escolha, na Nature Center você encontra diversas opções de óleos vegetais em cápsulas à venda. Com anos de experiência no mercado de produtos naturais, a empresa também entrega em todo o país.